Computação em nuvens? Como assim?

Bookmark e Compartilhe

 

O termo “cloud computing” (traduzido do inglês, como “computação em nuvem”) tem aparecido constantemente nos últimos tempos, principalmente para quem vive no “mundo” da TI [Tecnologia da Informação]. Mas o que vem a ser “cloud computing”?

Bom, basicamente, e como o próprio termo sugere, essa tecnologia permite que seus dados sejam armazenados em “nuvens”, ou seja, não ficam armazenados em um local fixo, apenas em um computador, mas ficam compartilhados entre várias máquinas que tratam das informações em conjunto. Isso permite que você tenha acesso de qualquer lugar que queira, apenas utilizando a Internet.

As expectativas são grandes quanto a um período em que poderemos guardar qualquer tipo de documento “no ar” e acessá-los a qualquer hora, de qualquer lugar, independente de Sistema Operacional. Isso funcionaria inclusive com acessos a programas...

Toda essa praticidade, porém, também gera uma outra preocupação. Talvez você mesmo já tenha se perguntado ao ler este texto: “Mas isso é seguro?”.Pois é, esse assunto ainda vai gerar muita polêmica. Como permitir que apenas determinados usuários acessem determinados documentos? Pensando nisso foi criada a Cloud Security Alliance, que tem por missão promover o uso de melhores práticas para seguran ça em Cloud Computing.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tema, só resta esperar e aproveitar dele... J

 

por Mayara Lima Santos

(ma.lims.91@gmail.com