SÃO PAULO – Os usuários de desktop e laptop, agora, já podem fazer uso da ferramenta “Mostrar meu local” (ou My Location) do Google Maps, que localiza geograficamente as máquinas pelo recurso de W3C Geolocation API.
O botão fica no canto esquerdo superior do mapa, entre o boneco acima do zoom e as opções de manobra panorâmica, e só é compatível com navegadores Google Chrome (2.0+) e Mozilla Firefox (3.5+) – ou qualquer navegador com a versão mais recente do Gears.
Como de costume, o Google Maps brasileiro ainda deve demorar mais alguns dias para receber o recurso. Mas os usuários nacionais podem visualizar o novo botão ao entrar na versão internacional, sem o “br.”.
O My Location já era conhecido pelos usuários de celulares e smartphones. Desde ontem (8), usuários dos Estados Unidos já usam o recurso em seus computadores.


Ao usar o recurso oficialmente pela primeira vez, o Google pede a permissão do usuário antes de informar a localização via Google Maps. A companhia, em sua página, garante que a decisão pode ser feita e desfeita quantas vezes o usuários quiser.
O W3C Geolocation é uma especificação que fornece acesso por scripts às informações de localizações geográficas associadas ao dispositivo de hospedagem.

por Guilherme Pavarin - site info.abril.com.br/noticias